Documentário feito em Raposos é selecionado para Festival Internacional

Ronaldo Lobão (um dos entrevistados no documentário) - Reprodução Facebook


O documentário "Tantos e Quantos: os Mineiros da Morro Velho", foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos -  ECOCINE 2018. O festival está completando 25 anos nesta edição. Criado no litoral paulista em 1992 na época da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento - ECO 92, o festival contempla filmes que tragam conteúdos de povos e etnias originários nas diversas partes do mundo, enfocando principalmente o Meio Ambiente e os Direitos Humanos.


Entrada da Mina Velha da Morro Velho - Reprodução Facebook


"Tantos e Quantos: os Mineiros da Morro Velho", de Tádzio Coelho aborda os dilemas, as memórias e a luta por indenização e reconhecimento dos mineiros de Morro Velho. Expõe os problemas causados pela mineração de ouro na saúde dos mineiros que trabalharam nas minas de Morro Velho. A silicose foi a principal doença adquirida nas minas subterrâneas.


Mineiros no fundo da Mina Grande - Reprodução Facebook


Filmado basicamente em Raposos, o documentário "Tantos e Quantos: os Mineiros do Morro Velho" conta a história dos mineiros das Minas de Morro Velho que sofrem com a doença silicose. A silicose é uma doença irreversível, decorrente da inalação da poeira da sílica. As partículas da sílica, instaladas no pulmão, endurecem e reduzem progressivamente a capacidade respiratória da vítima. Descrita pela população como “doença do pó”, está intimamente ligada à história de cidades como Nova Lima, Raposos e outras. Hoje os mineiros do Morro Velho lutam por reparação e reconhecimento. Conheça melhor essa história do povo brasileiro.

O documentário tem lançamento previsto nas cidades de Raposos e Nova Lima para o primeiro trimestre deste ano.

Não consegue esperar até o lançamento?
Então assista a íntegra do documentário neste vídeo do youtube:




Acesse a fanpage do documentário no facebook e saiba mais: CLIQUE AQUI

Comentários

  1. marialuizavn@gmail.com8 de setembro de 2022 às 10:31

    parabens pelo documentario, vi hoje e gostaria de saber a quantas anda este processo. eita Brasil repleto de injustiças.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Use de preferência a opção NOME/URL.
Não é necessário ter site ou blog, pode só colocar o nome deixar o outro espaço em branco.
Não deixe de comentar.

Postagens mais visitadas deste blog

Novos horários do Circular Raposos

A história da fábrica de fósforos

Enchente de 1997